terça-feira, 5 de julho de 2011

Etiqueta no Casamento com Fábio Arruda

O consultor apresenta dicas básicas de comportamento para diversas situações
Etiqueta vai além do modo de se portar à mesa. O consultor Fábio Arruda, cativou o publico durante as duas apresentações que fez na Feira Noivas 2008, em Londrina, no Paraná. Com muito bom-humor, Arruda enumerou as regras mínimas de comportamento que as pessoas devem seguir nas mais variadas ocasiões do cotidiano. "Quero mostrar que a etiqueta está associada ao dia-a-dia e tem tudo a ver com educação e respeito com o próximo", disse ele.

Definindo sua apresentação como um bate-papo, Arruda disseminou gargalhadas na platéia com os exemplos de gafes cometidas em cenas rotineiras. Desde a maneira correta de cumprimentar, evitando o excesso de beijos, passando pelo cuidado com a aparência, até alguns gestos que devem ser evitados quando invadem o espaço alheio. "É preciso entender que dividimos o mundo com outras pessoas. Por isso, devemos respeitar o espaço e a opinião de cada um. Para quem não quer conviver e respeitar os outros, sugiro que se tranque em uma gaveta e fique por lá", brincou o consultor.

Arruda definiu o egoísmo como a principal gafe cometida em sociedade. "As pessoas estão muito egocêntricas e querem competir em tudo. Muitos acham que já sabem tudo, por isso se dizem autênticos. Que graça tem viver sendo o dono da verdade? O melhor da vida é aprender um pouco a cada dia", ressaltou. Para ele, não é preciso ter dinheiro para ser elegante. "Pessoa elegante é pessoa informada. Hoje, com a internet, não há mais desculpa para não ter informações e não ter assunto para conversar. Quem realmente quer, vai atrás de informações, independente do contexto em que vive", exemplificou.


Outro erro, segundo Arruda, são as pessoas se acharem muito íntimas umas das outras. Com isso, elas acabam descuidando da própria aparência. "Arrumar-se é uma atitude de respeito para com as outras pessoas. E a beleza está muito mais ligada ao hábito do que ao fato de a pessoa já nascer bonita, pois, é indispensável cuidar dos cabelos, das unhas e do corpo para apresentar-se bem", afirmou. Outro ponto-chave definido por ele é saber usar a moda a seu favor, para que a roupa possa ressaltar as qualidades e camuflar os defeitos. "Sempre que você se olhar no espelho e estiver em dúvida quanto aos acessórios, tire alguma coisa. Nunca acrescente algo. A chance de acertar no visual será infinitamente maior", recomendou.

Pensando em atitudes que devem ser abolidas do cenário social, Arruda enumerou cinco “nãos”: não apontar, não bocejar, não coçar, não cutucar e não espreguiçar. "Gestos como estes são muito invasivos e demonstram que a pessoa não respeita nem a presença, nem o espaço do outro". Outra gafe é chegar atrasado a um compromisso. “Ser pontual é mostrar que você respeita os horários da outra pessoa e que se preocupa com ela. Se quero que as pessoas cumpram seus compromissos no horário, tenho que fazer o mesmo", orientou ele.


Para quem tem dúvida,o Fábio possui alguns livros que ensina a ser um pouco elegante.Esse é um deles.

Farei outro Post sobre Etiqueta, porque há muitas pessoas precisando de auxílio...rs

Bjss e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...