segunda-feira, 11 de julho de 2011

Véus e Mantilhas

A escolha do véu ou mantilha tem que ser bem cuidadosa para que esteja adequadamente em harmonia com o vestido, a grinalda, o estilo, o local e o horário do casamento.
Confesso que nunca quis véu e muito menos mantilha. Porém, quando experimentei a mantilha no dia da compra do vestido...fiquei balançada e defini que usarei mantilha no meu casamento.

Vocês sabem qual é a diferença entre véu e mantilha?

Véus

O véu é o adorno de tecido leve, tipo tule, que veste a cabeça, desce pelos ombros e termina na cintura quando curto, ou acompanha todo o corpo indo terminar no chão, quando longo.
O curto, geralmente, é usado em cerimônias pela manhã ou tarde, ou ainda em realizadas em jardins ou chácaras. É um véu mais informal.
O longo, ao contrário, pede um vestido e um estilo de cerimônia mais formal. Normalmente é usado após às 20 horas e em ambiente fechado. Pode ter de 2,50 até 5m. Maior que isto é desnecessário e incomoda a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado.
Podem ser simples, sem detalhes ou com algum acabamento: filetes especiais (cetim, sutache dourado, prata), bordado com pérolas ou miçangas ou mesmo um discreto bordado nas bordas.
Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu.

A mantilha


A mantilha tem a mesma função do véu, mas se diferencia na maneira de se posicionar na cabeça (como é mais pesada, fica mais rente ao rosto e o corpo). Já o véu é mais leve, fica solto e esvoaçante. A mantilha pode ser toda de renda ou de tule com aplicações ou bordada artesanalmente. Também pode ser curta ou longa. O cuidado com a sua escolha deve ser muito maior.
Se for de renda, deve ser da mesma usada no vestido ou, então, que o vestido não tenha detalhe em renda ou bordado.
Se for bordada, deve acompanhar o mesmo estilo do bordado do vestido. O ideal é que se a noiva fizer questão de usar uma mantilha, deve primeiro escolhê-la e depois ao vestido. Este deverá ser o mais simples possível, já que a suntuosidade será dada pela mantilha.







4 comentários:

  1. Quero usar mantilha, mas meu vestido tem um bolero. Não sei se fica bom!? O que vc acha??? Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gabizinha,
    Eu também quero usar bolero, mas ainda não consegui achar um que fique bom em mim. Eu usaria perfeitamente o bolero com a mantilha. Acho que vai ficar lindo de qualquer forma. Tente colocar menos renda no bolero, acho que assim ficará mais delicado com a mantilha.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gizelle...
    Amei seu blog! Eu sou noiva e estou à procura do vestido perfeito e achei ele aqui!!!
    Me diga, por favor, de onde são os vestidos das fotos acima?
    Ficaria muito grata! :)
    Um abraço.
    Carla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...