quarta-feira, 8 de junho de 2011

ATUALIZAÇÃO DE CONCEITOS

Oi noivinhas,

Hoje vou falar sobre um assunto que para mim é normal, mas parece que anda constrangendo os mais antigos que ainda não se atualizaram.
Antigamente, os casais quando se casavam, não tinham dinheiro nem para respirar e por conta disso, colocavam suas listas de presentes em lojas de utensílios domésticos, lojas de cama, mesa e banho e mais onde tivesse faltando coisas da casa para colocar.
Atualmente, as coisas mudaram e o legal seria se as pessoas se atualizassem também. É normal hoje em dia, encontrar casais independentes financeiramente, que já moram sozinhos, e por isso, não tem porque colocar uma lista no Ponto Frio por exemplo. Eu sou uma delas, tenho praticamente tudo na minha casa, tenho pouquíssimas coisas faltantes e para mim não vale a pena colocar a lista nesses lugares, e por isso, irei colocar em alguma agência de viagem ou algo parecido.
Outro exemplo, eu tenho uma amiga que mora em Londres e ela vai casar aqui no Brasil, como que ela pode colocar alguma lista aqui??? Impossível, como ela vai fazer para levar? Realmente existem situações que não tem como ser tradicional, não é mesmo?

Segue abaixo as dicas de uma cerimonialista sobre Presentes:

Dar e receber presentes é uma tradição em casamentos. Mas é preciso seguir algumas regras básicas de etiqueta nessa hora, para não cometer gafes com os noivos ou os convidados. Segundo a cerimonialista Beth Kos, a educação e o bom senso devem prevalecer. “De modo geral, não cabe aos noivos falar sobre presentes com os convidados, ainda que eles perguntem. Essa parte fica por conta dos pais e do cerimonial”, diz ela. “A regra só não se aplica quando houver intimidade suficiente entre o casal e o convidado”, acrescenta Beth.

Com o objetivo de facilitar a vida de quem já marcou a data ou pensa em se casar, pedimos a Beth Kos algumas dicas de etiqueta na hora de dar e receber presentes.

Pedir dinheiro – Atualmente, é comum que os noivos já tenham as casas montadas, sendo que alguns casais vão morar juntos primeiro e oficializam o casamento depois. Com isso, em vez de presentes para o lar, há quem peça dinheiro. “É uma questão muito delicada. Dar o número de uma conta bancária, por exemplo, ou estabelecer cotas em uma agência de viagens, é desagradável”, afirma Beth. “Uma alternativa razoável é criar uma lista de presentes em um site como o iCasei, na qual os noivos tenham a opção de receber, em vez do objeto comprado pelo convidado, o valor equivalente em dinheiro”, ensina ela.

Vou fazer um comentário aqui. Para a cerimonialista acima, é deselegante colocar o número da conta ou em agência de viagem, mas eu acho muito honesto com os convidados saberem que estão contribuindo para algo que realmente os noivos querem comprar. Pois eu fiquei sabendo uma vez, um amigo dizendo que ele escolheu várias coisas para lista e não pegou nada da mesma, ele converteu isso num montante e trocou por uma televisão 42 polegadas. Agora fica a pergunta, é justo a gente ficar um tempão rodando para escolher algo legal que esteja na lista que a pessoa também ficou horas para escolher e depois a pessoa troca por outra coisa, que nem na lista estava???
Acho que no final das contas, dá no mesmo, sendo que a opção moderna de dar o dinheiro é mais honesta com os convidados.


Lua de mel – Outro pedido muito comum dos casais modernos é uma colaboração para a lua de mel, em vez dos presentes tradicionais. “Os tempos mudam e a gente tem que se adaptar”, argumenta Beth. “Um jeito delicado de dizer às pessoas que o casal gostaria de ganhar uma viagem é criar uma lista para isso em um site, na qual seja possível comprar itens como passagem de ida e volta, uma noite em um hotel, passeios, jantares ou o aluguel de um carro. Assim, o convidado tem a sensação de contribuir com um presente, em vez de simplesmente ter dado dinheiro”, explica ela.

Fora da lista – De acordo com Beth, o convidado não é obrigado a dar um presente que esteja na lista. “A lista é feita para facilitar a vida de todo mundo, mas o convidado tem o direito de presentear os noivos da forma que achar conveniente”, afirma a cerimonialista. “Quem preferir dar dinheiro, por exemplo, pode colocar o cheque ou as notas em um envelope e entregar, no dia da festa, a alguém designado pelo cerimonial”.

Entrega – A boa educação manda que o convidado providencie para que o presente seja entregue aos noivos no endereço indicado por eles, que pode estar no convite de casamento ou na loja onde foi colocada a lista. “Quem escolhe um presente da lista tem duas vantagens: sabe que irá agradar e não precisa se preocupar com a entrega porque a loja providencia”, avisa Beth. “Não é recomendado levar o presente para a cerimônia, mas, se essa for a única alternativa do convidado, ele deve entregar o pacote a alguém do cerimonial”, recomenda ela.

Isso pra mim é muitíssimo deselegante. Acho muito mais fácil depositar o dinheiro na conta dos noivos do que levar um saco de embrulho para a festa.

Listas diferentes – Os noivos podem colocar a lista de casamento em lugares diferentes, como uma livraria ou galeria de arte (no caso da galeria, os convidados compram cotas da obra escolhida). “Algumas lojas dão ao casal a opção de trocar o valor dos presentes comprados pelos convidados por um voucher, que pode ser usado como os noivos quiserem”, conta Beth.

Cortar gravata – Sabe aquela tradição de cortar uma gravata em pedaços e percorrer a festa pedindo dinheiro para todo mundo? Esqueça. “É muito deselegante e constrange os convidados. Quem vai a uma festa de casamento não costuma levar uma quantia alta na carteira e, na maioria das vezes, já comprou um presente para os noivos”, diz Beth.

Bjsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...